sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Não conheça Manaus




Dizem que conselho se fosse bom se vendia, mas ao longo da vida vamos juntando bagagens que queremos compartilhar. Em função de muito que se tem falado sobre a Copa do Mundo e sobre turistas resolvi dar minha opinião. De quem morou em Manaus por 11 anos. Logo, se eu puder lhe dar um conselho, diria: não vá ao Amazonas. Não conheça Manaus. Tem muita coisa errada lá.
A começar pelo povo. São pessoas que foram (e são) hostilizadas, sofreram preconceitos por terem nascido naquela região e ainda nos tratam bem. Estranhamente, o amazonense lhe faz sentir em casa. E olha que a casa deles é quente, mas o povo consegue ser mais caloroso. Amazonense é acolhedor sim. Não importa se acabaram de se conhecer, são tão esquisitos que não demora muito a oferecerem um churrasco (de peixe) com cerveja a você. E quando você sai da casa deles fica com a impressão de os conhecer há muito tempo.
Por falar em comida, não coma nada em Manaus. Principalmente se for peixe. Corra de pirarucu, fuja de tambaqui, vire o rosto para matrinchã, não prove jaraqui ou bodó. Você poderá estar fadado a nunca mais comer peixes da mesma forma. Um tambaqui assado simples já é um manjar à parte, quando misturado com as iguarias da terra, derrubam o mais forte caboclo imagine com os imigrantes de estômago estragado. As frutas também são atrações especiais. Se você brincava de atirar mamona nos outros quando criança, ficará surpreso em conhecer o rambutã, uma espécie de mamona vermelha que tem um gosto único. E sim, chocolate melhora a vida de todos, e um creme de cupuaçu pode melhorar um chocolate. Poderia falar por páginas aqui da gastronomia e dos temperos, mas ainda há mais coisas para se precaver.
Por prevenção, se você mora numa outra capital, cuidado com Manaus. Ela costuma não ser violenta. Sim, é possível sair à noite e voltar para casa sem ser assaltado e o pior, sem necessitar ser neurótico. Há violência é lógico, mas localizada e pontual, com um pouco de atenção você também pode passar 11 anos ou bem mais incólume. E olha que saí muitas vezes à noite.
No quesito noite, Manaus é realmente uma terra de muitas tribos. Lá você encontrará rock (do leve ao death metal), blues, jazz, samba de raiz, música clássica, forró, brega, sertanejo universitário. A diversidade é tanta que é possível sair todos os dias da semana. Todos. E pensar que onde eu morava no sul poucas vezes vi concertos quiçá óperas. Em Manaus, ficava muito aborrecido quando perdia um festival amazonas de ópera. Aliás, festival cultural não falta, porque além das musicas há festivais de dança e de teatro. E mesmo não sendo tão valorizadas, como em tantos outros cantos deste país, as trupes fazem muitas apresentações. Foi no meio da selva que minha vida cultural deu uma guinada.

Sobre selva, fica a dica para os forasteiros: Manaus tem quase dois milhões de habitantes. A cidade é imensa. Não se veem muitos animais na rua, além dos que são vistos em outras cidades. Próximo a algumas zonas de proteção ou parques sim, mas nada muito além de uma preguiça ou pássaros (quem estuda na Federal do Amazonas costuma se deparar com preguiças atravessando a rua, isso porque a UFAM fica numa das maiores áreas de floresta preservada dentro de uma cidade). Para ver floresta e vida nativa é necessário sair um pouco da cidade e aí eu lhe digo: vale cada centavo. As cidades e passeios próximos são fora do comum. Começa pela beleza das paisagens e suntuosidade dos rios. Cachoeiras fantásticas, como na cidade de Presidente Figueiredo, e animais lindos, como os botos de Novo Airão. Há muita beleza natural nessas terras.
Já as coisas do homem da terra não merecem muita atenção. A cultura rica em lendas e mitos, rica não meu amigo MUITO rica, carrega um pouco do universo indígena com pitadas dos imigrantes. Para tudo há uma explicação mítica. E se só a beleza das histórias já encantam, quando o caboclo pega a musicar elas, transforma em toadas que merecem o respeito de serem ouvidas de olhos fechados. Como diria um amigo meu citando uma música de boi bumbá, há muito mais no “verde que desbota na distância que existe entre a mata e o homem” que imaginamos.
Por falar em Bumbás, há vida além de Garantido e Caprichoso. Os bois de rua de Manaus são muito populares na cidade, além de outras danças típicas como as cirandas da cidade vizinha Manacapuru. Mas a movimentação dada pelos bois de Parintins transcende o gostar de folclore e se rivaliza dos enfrentamentos não só nas arenas até nas rodas de bares e encontros amigos, onde conversas acaloradas sempre recordam momentos e festivais. Se quiser ofender um grupo de amazonenses, coloque toadas de um só boi. Sempre há um contrário para todos os contrários.


Como disse antes, não vá a Manaus. A cidade carece de infraestrutura, tem problemas na política e educação, como toda cidade brasileira hoje apresenta. Mas foi lá que encontrei Amazonas e bravos que me doaram, sem orgulho e sem falsa nobreza, lendas para sonhar, vida e riqueza nas lutas que travei. Não é apenas um hino, mas a imagem sincera de um povo que não tem pudores em ceder um pouco de si. Se contrariar meu conselho e for conferir de perto, insisto para que não vá com a cabeça aberta. Cerque-se de preconceitos e comparações com outros lugares em tudo o que vir e sentir lá, porque do contrário, com coração aberto amigo eu lhe garanto: você poderá se apaixonar assim como eu me apaixonei.

339 comentários:

  1. Obrigado por falar da nossa terra com tanto encanto. Confesso ter sentido arrepios e terminei de ler o texto com lágrimas nos olhos. Sou muito feliz de ser amazonense e andando pelo mundo já lidamos com muita mente fechada e preconceito com a nossa cidade. Até nós nos revoltamos naturalmente com o descaso e descuido do governo. Mas é muito pequeno em relação às belezas naturais da região, que vão desde as paisagens e gastronomia aos corações de cada manauara. Abraços amante de Manaus. Você será sempre muito bem vindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine...Manaus é uma cidade muito linda...ruim é quando as pessoas não se dão o direito de conhecê-la...fui muito bem recebido e sempre que puder voltarei...obrigado!

      Excluir
    2. Também fiquei emocionada, tenho orgulho de ser amazonense. Obrigada!!! :)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Lindo texto, emocionante!
    Um pedacinho de Manaus pra você! Beijos!
    http://www.youtube.com/watch?v=LIWfw4z2f_M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo!
      Ainda bem que o porto de lenha nuca será liverpool...rs..
      Bela interpretação desse clássico manauara...

      Excluir
  3. Tão bom encontrar pessoas que amam nossa cidade! Obrigada mesmo! Terminei de ler com lágrimas nos olhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você!
      Tão bom encontrar cidades que nos amem...

      Excluir
  4. Perfeito. Essa cidade morena, terra dos barés e dos igarapés, é apaixonante! Parabéns pelo excelente texto e ponto de vista! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dedy
      Joaquim Marinho dizia que se você comer jaraqui, tomar banho no rio negro e se apaixonar por uma amazonense você não sai mais...acho que ta valendo sair e voltar né?rs
      Linda sua cidade morena...parabéns!

      Excluir
  5. Resido em Manaus há 24 anos,sou carioca da gema e amazonense de coração, e defendo esta terra como minha.E que não venham mais muitos para cá porque já está ficando cheia lotada demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa....Manaus tá cheia...rs...mas sempre arrumam um jeito pra mais um...rs...

      Excluir
    2. Não se preocupe Cleide Rios, nossa Manaus tem coração de mãe, sempre cabe mais um filho. Amo muito tudo isso.

      Excluir
  6. Escritor, crítico, polêmico, sou sim mas, sei reconhecer um texto maravilhoso como este. Poucas vezes em minha vida vi Manaus tão bem narrada como vi agora e, assim como nosso amigo acima, também terminei o texto com lágrimas nos olhos.

    Parabéns ao autor.

    Eu, amazonense, não conseguiria descrever Manaus/Amazonas com tamanha paixão como você o fez.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo crítico, polêmico e escritor...saiba que seu elogio me compele a ser melhor...obrigado de coração...só tentei devolver um pouquinho do que essa terra me deu de coração no tempo que fiquei aí...sim...sou apaixonado por manaus...rs

      Excluir
  7. Texto maravilhoso, obrigada por me fazer amar mais a minha terra. Manaus é realmente encantadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...terra linda...ame muito..a cidade merece...

      Excluir
  8. Você conseguiu me emocionar com tão lindas palavras!
    Esse reconhecimento significa muito para nós.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine! Só tentei devolver mesmo um pouco de tudo que recebi de bom nessa terra...não tem de que!

      Excluir
  9. Parabéns, Jimi! Texto encantador sobre minha (nossa) Manaus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laís...
      A cidade sabe encantar quem está aberto a ela...

      Excluir
  10. Tô chorando aqui cara...
    #emoção
    :P

    Amo minha cidade, e a gente daqui.
    Um lugar simples, humilde, modesto, com problemas como em qualquer outro lugar, mas...com 'algo especial' que nao sei bem explicar o que é.
    Mas..que é muito bom! :)

    Obrigado por essa emoção BOA.

    Seja sempre muito bem vindo!
    Forte abraço!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Alex...fico feliz de ter feito isso por vc tb...saí daí chorando muito...opções de carreira...a cidade tem algo especial que vc não sabe dizer o que é...deixa eu tentar ajudar: as pessoas...algumas tendem em estragar a cidade...mas a maioria constrói um lugar muito diferente do que se vê por aí...
      Grande abraço...e volto sim...

      Excluir
  11. Parabéns pelo texto.
    Seja bem vindo quando retornar a Manaus.
    Estamos de braços abertos para receber a todos.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. ABAIXO-ASSINADO DE AMOR A MANAUS

    Toda cidade se habita
    como lugar de viver.
    Só Manaus é diferente
    pois em vez de habitá-la
    é ela quem me habita.

    Queria esse privilégio
    (ciúme comum de amante)
    sem dividir com ninguém.

    Mas além dos seus encantos
    descobri que é generosa
    na morada, em seu abrigo,
    nos mimos de seus mistérios
    há lugares para todos.

    Aí se faz diferente
    uma cidade de muitos
    de bem querer singular
    levada pelo Rio Negro
    nas suas águas lavando
    um caso de amor plural.

    Por isso além do poeta
    a paixão vai assinada
    na firma de muitos nomes
    e de outros enamorados
    seus amantes habitantes:

    TONINHO DO AMARELHINHO, MIZITO DA COMPENSA, CEIÇA DE FLORES, SONINHA DO ALEIXO, DENISOCA DO JAPIIM, FULUCA DO EDUCANDOS, SAGICA DE SÃO RAIMUNDO, BUDA DO MORRO DA LIBERDADE, MUNDICA DA CACHOEIRINHA, JUNINHO DO BAIRRO DO CÉU, COLÓ DE PETRÓPOLIS, BABÁ DO LÍRIO DO VALE, DODÓ DO TARUMÃ, CHIQUILITO DA PONTA-NEGRA, OSMIR DO QUARENTA, CELITO DAS CANDONGAS, JÔ DO BECO DO MACEDO, JONGA DE SANTA LUZIA, ONÇA DO PARQUE DEZ, NIBITO DAS LARANJEIRAS, ZEZÃO DO SANTO ANTÔNIO, MARANHÃO DO LUZ DE GUERRA, EDNELZA DA APARECIDA, NESTOR DA PRAÇA 14, TORRITO DE LA MANCHA, CÉLIO DE LAS CRUCES, CANDOCA DA PONTE DA BOLÍVIA, NATINHO DA PRAIA DOURADA, CHIQUINHO DO COROADO, PIPIRA DO ZUMBI, JURA DA CIDADE DE DEUS, CANDINHO DO JORGE TEIXEIRA, SARITA DO NOVO ISRAEL, MAZINHA DO MANÔA, LEÃOZINHO DO SHOPPING, BIBO DA ALVORADA., MESTRE ZINHO DO MAR AZUL, BONATES DO D. PEDRO, MANEL PINGUELETA, CAXANGA DE SÃOSEBASTIÃO, PETRONILA DA BICA, VAVÁ DA BAIXA DA ÉGUA, BIRA DOS REMÉDIOS, BOCA DE BILHA, QUASE LINDO DO PÊ DEZ, BATATA DO TEATRO, CALDINHO DO MERCADÃO, POETA POROROCA, DONA VALDETE DO TACACÁ, AZIZE DO QUIBE.
    Anibal Beça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anibal Beça sem dúvidas ficaria emocionado com seu texto sobre a tão amada Manaus Morena que ele encantava com versos e prosas. Parabéns pelo texto. Emocionante. Faz até nós mesmos Manauaras enxergar uma Manaus que tá guardada no peito!

      Excluir
    2. Uoww...Germano e Flávia...lisonjeado com os elogios, palavras e fragmentos do mestre Anibal...
      Manaus morena fez por merecer cada palavra...
      Abs

      Excluir
  13. Nossa... De corpo, coração e alma. Muito Obrigada! Chorei de emoção e saudade. Moro a 6 anos em Belo Horizonte, precisei deixar minha Manaus pra trás, mas nunca deixei ela sair da minha alma. Inspiro e respiro Meu Amazonas, minha manaus... e sempre sofri com xenofobia. Saudade do meu povo, que acolhe até o homem mais maldizente.

    Muito Obrigada.

    Suzan Afonso. Filha da Floresta, Neta de Barés!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada...
      Obrigado pelo carinho e pela sensibilidade...

      Abs

      Excluir
  14. Lindo! Me encantei e me emocionei demais com o texto! Parabéns pela inspiração.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns e muito obrigada pelas palavras tão bem colocadas! Tudo de bom pra vc aonde quer que você viva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas vezes obrigado...rs
      Voltei para minha terra Rio Grande do Sul...

      Excluir
  16. Em Manaus há os seus problemas, e que cidade não há???
    A diferença está em seu povo, suas belezas. Tá, há cidades mais bonitas, mas qual delas pode-se apreciá-la sem ter medo do que pode acontecer?
    Eu amo a minha cidade e gostaria que os visitantes, assim como quando vou à cidade deles, se permitam de fato conhecê-la...
    Perfeito o texto...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto eu sempre digo e sou amazonense com muito orgulho, sou manauara apaixonado pela minha e nossa terra!!!
    Sempre brinco, que terra boa é Manaus não tem igual.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo na brincadeira...rs...

      Obrigado...grande abraço!

      Excluir
  18. Parabéns Jimi Aislan
    Que bela declaração de Amor. Vc me fez viajar na emoção e ter orgulho em ser Amazonense. Muito obrigada. Realmente nossa Manaus é linda, é terra Boa pra se viver. Apesar de todos os percalços o povo é FELIZ, e isso é que importa.
    Não importa o tamanho da casa e sim a união da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosaria

      Boa comparação...família unida divide alegrias e tristezas com muito apoio..

      Excluir
  19. Se voce for chato, preconceituoso, nao venha pra Manaus mesmo. Porque somos muito diferente de tudo que sudeste e sul estao acustumados. Costumamos, ainda, ser solidarios e ajudar uns aod outros.

    ResponderExcluir
  20. Sou daquelas manauaras meio fanáticas. Quando viajo falo pelos cotovelos de Manaus, e como o Amazonas é lindo! Fiquei encantada com teu texto, e mesmo sendo caboquinha, ainda não escrevi nada parecido! Semana passada, em dois dias pude mostrar um pouco de Manaus para minha sobrinha (que nasceu aqui e foi embora com um aninho) e o namorado dela, que é mineiro, e ele simplesmente ficou encantado! Levei-os ao encontro das águas, ao museu do seringal (aonde foi rodado o filme A Selva, ao teatro, para comer tambaqui, matrinxã, tomar tacacá, açaí, comer bananinha frita e tomar sorvete de tucumã na ponta Negra! Obrigada por me emocionar, por me fazer feliz em saber que tem pessoas como você que amam o belo, o simples e que respeita um pedacinho do seu país, que é essa imensidão que vivemos! Um beijo no teu coração e saiba que ganhastes o meu respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwhh, imagina...
      Ja tens o meu respeito por ser uma propagandista da sua terra...foram pessoas como vc, que me levaram ao museu do seringal...ao encontro das águas..e a tantos outros lugares, que inspiraram esse texto..
      grande abraço

      Excluir
  21. Lindo Jimi, parabéns ! Cheguei em Manaus em 1989, transferido da Philpis de Recife prá cá. Me apaixonei pelas pessoas, belezas naturais e culturas da cidade. Hoje quando falo com amigos meus que vieram também transferidos e voltaram para suas cidades eles têm a mesma opinião sua e lamentam não ter tido a atitude que eu tive, de sair da empresa em que estava há mais de vinte anos para poder ficar aqui neste paraíso. A coisa que eu sentia mais falta em Manaus resolvi não sentir mais que era o frevo, para isso criamos o Galo da Madrugada de Manaus, onde sou diretor social artístico. O Frevo foi acolhido pelo povo amazonense e para você ter idéia, levamos 150 pessoas em 2004 as ruas, em 2013 foram 90 mil pessoas, sendo nossa previsão para este ano 120 mil pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owh seu Thomas...muito obrigado!!
      Já fui um dos 90mil...o galo da madrugada em manaus é referência...parabéns pela inteligência...ao invés de ficar chorando saudades de outro lugar, o senhor fez do lugar onde estava algo com cara de "seu"...
      grande abraço

      Excluir
  22. UAU!! Se a sua intenção era deixar olhos marejados, você conseguiu caro "aventureiro". Das belezas mil que existem nesse Brasilzão, Manaus é linda sim, sem desmerecer outras cidades tão lindas quanto. Obrigada pelo lindo e emocionante texto, que se alguém não ler por completo, logo ficará de cara e atirará pedras em vão. Abraços e volte sempre que tiver saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana...
      Na verdade a intenção era agradecer o que a terrinha e todos me deram nesse tempo que estive aí...saí com olhos de encontro das águas no aeroporto...de tanto que chorei...rs...
      Grande abraço e volto sim...

      Excluir
  23. #Choreii
    Que texto lindo cara, juro que no começo cheguei a me arrepiar !

    AMO MINHA TERRA MANAUS-AMAZONAS

    ResponderExcluir
  24. Palavras perfeitamente colocadas. Tbm morei em Manaus por alguns anos, e posso garantir q é uma cidade maravilhosa de se viver.

    ResponderExcluir
  25. Já dizia Caetano: "isso aqui o o é um pouquinho de Brasil..." Seu texto foi emocionante. Todos deveriam ter acesso a essa sua explanação. .orgulho de ser amazonense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Denis...
      O Brasil tem lugares muito bons...basta que divulguemos eles para as pessoas terem a oportunidade de conhecer..

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Texto maravilhoso! Obrigada por ser mais um a amar Manaus e deixar que o mundo saiba disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina...não tem de que...
      obrigado pelo elogio!
      Abs

      Excluir
  28. Nossa quanta emoção,fui as lágrimas,obrigada por palavras bonitas e verdadeiras.Amo manaus,amo minha terra e as pessoas que aqui vivem e reconhece tamanha nobreza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina...
      Obrigado vc pela sensibilidade..

      Abs

      Excluir
  29. Não me envergonho das minhas raízes perrechés... Motivo de orgulho são elas. Como muitos caboclos, só posso dizer, ao voltar a Manaus pode entrar sem tirar os sapatos que iremos estar preparando um bom café com tapioca. #OrgulhosodeSerAmazonense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da baixa...sou perrechés...eu sou a raça eu sou a força...do são josé...rs..
      Perreché com orgulho...

      Excluir
  30. Sinto-me cheio de orgulho! Como amazonense e manauara recebo de coração aberto suas palavras!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Maravilhosas palavras, terminei de ler com lágrimas nos olhos e orgulho de ser amazonense. Jimi, pessoas como vc, nos faz ser ainda mais receptivos em nossa cidade, obrigado pela emoção boa que nos proporcionou com esse texto maravilhoso. Abraços e felicidades a vc meu amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Clovis...fico sem palavras pelo depoimento..

      Obrigado, de coração meu nobre..

      Excluir
  32. Nobre Jimi, suas palavras engrandecem não só a cidade de Manaus, mas também o seu caráter e dignidade. Obrigado pelo seu carinho e delicadeza perante os nossos problemas, que são muitos por sinal. É com pessoas como você que, sem dúvida nenhuma, faremos uma Manaus mais terna, bonita e justa para todos. Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Encantada, conseguiu descrever nossa Manaus morena! Fiquei emocionada mesmo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  34. Lindo texto! Fico feliz em ver que alguns dão valor que nossa terra merece! Amo Manaus.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada pelo amor declarado a minha Cidade. Tenho orgulho de ser Amazonense e de fazer mais quente ainda minha terra. Temos jaraqui, tucunaré, matrinxa e mais delicioso ainda temos o nosso amor para oferecer aos que aqui visitam.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo texto marcante!
    E muito, mas muito obrigada por escrever cada palavra, pontuando cada milímetro de beleza que Manaus possui. É muito bom saber que existem pessoas de outros lugares que respeitam e valorizam nossa terra. Muitos daqui não fazem isso, infelizmente (mas é o que menos importa).
    Se nos trata bem, será muito mais bem tratado por nós!!
    Amo muito minha cidade, meu estado. E depois de ler seu texto, me apaixonei mais por ela.

    Serás sempre bem recebido amigo. Volte sempre!!

    Mais uma vez obrigada!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwhh Cyndi...muito obrigado...
      voltarei sim..

      bjin

      Excluir
  37. Como manauara, é impossível não chorar de emoção lendo esse texto!
    Parabéns por ter se permitido conhecer tão bem a nossa cidade morena, modesta e acolhedora.
    Eu amo Manaus e tenho orgulho de ser parte de um povo que consegue encantar a todos os que se aproximam.

    ResponderExcluir
  38. Confesso que fiquei curiosa com o título: Não conheça Manaus.Você iria conhecer o lado "grosso" dessa Manauara aqui,rs. Meus parabéns pelo seu texto, lindo! Emocionada em ver quão foi o detalhe que você escreveu sobre a Linda e calorosa Manaus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk...menos mal que não tirei a manauara do sério...
      Obrigado Darina..
      Abs

      Excluir
  39. Amazônia misteriosa... tão humana, tão gentil, tão dengosa! Enaltece e cobre de amor. Encerra segredos da vida, um mito em efervescência; o que une e dá sentido à vida. Privilégio que compartilho. Amei seu texto. Renasceu em mim o desejo de encarar o inadiável. Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Respostas
    1. Valeu Sabrina...saudades dos duetos...kkk...abs pro Darwin...

      bjin

      Excluir
  41. Parabéns pelo texto, é um privilégio em compartilhar..

    ResponderExcluir
  42. Sou tão apaixonado pela minha cidade, minha terra, aqui é o meu paraíso.

    Essa é a realidade. Essa é MANAUS.

    Texto perfeito

    ResponderExcluir
  43. Simplesmente lindo e verdadeiro. Emociinante o seu texto e, para uma cabocla amozenense que não vive mais na terrinha, é impossível segurar as lágrimas. Muito obrigada, por descrever exatamente o que é o Amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jocirene...
      Eu que agradeço o carinho da terrinha...

      Excluir
  44. Amo, amo, amo minha linda Manaus. MANAUS, SUA LINDA!
    Lindo texto.

    ResponderExcluir
  45. Lindo lindo e lindo texto, emocionante ler tudo isso, sentir através das palavras o que sentimos na pele! Minha Manaus... meu ciúme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Danielle...
      Ciúmes de manaus foi ótimo...rs....gostei!

      Excluir
  46. Nossa lindo muito lindo .
    tô a três semana fora de manaus passando minhas férias em outras cidades e pude perceber que as pessoas são diferentes, e tão bom viver a emoção que vc descreve nesse texto.O carisma das pessoas não são os mesmo como o povo manauara e como ja to com saudades da minha terra maravilhosa terminei de ler assim como todos sem dúvida nenhuma em choro de emoção e alegria e orgulho de ser manauara/Amazonense.
    De ♥♡♥ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandra...
      Sentir saudades é mais fácil quando estamos longe, né??
      Abs

      Excluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Sou amazonense e hoteleiro, ja viajei para diversas cidades brasileiras, atualmente moro em Goiânia, porém nada se compara ao povo amazonenses no quesito "receber bem" costumo dizer que nós amazonenses não recebi visitas na sala e sim na cozinha oferecendo uma iguaria local. povo como nós, não tem igual!!

    ResponderExcluir
  49. Eu sou de Manaus e atualmente moro em Barcelona na espanha, ja encontrei mais Espanhois aqui que conheceram manaus, do que aí no Brasil, fiquei bastante surpresa em saber o interesse desse povo aqui na minha terra, que pelos próprios brasileiros é tao desconhecida! Eles falam muito bem de manaus e dizem que foi um dos lugares mais lindos que conheceram, tambem elogiam bastante o clima. Bem só quis falar um pouco da minha experiência aqui e dizer que tô morrendo de saudades do meu tambaqui e o pãozinho com tucumã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por dividir algo que infelizmente tem sido bem comum Michel...mais estrangeiros vão lá do que brasileiros...
      o X caboquinho faz falta...rs

      Excluir
  50. Parabéns pelo relato sincero em descrever o povo, as iguarias e o calor humano do caboclo, jamais em lugar algum do planeta você encontrará um povo igual, o nosso DNA é único, inigualável.
    Ainda bem que existem críticos como você, com certeza a casa é sua.
    Kátia Silva.

    ResponderExcluir
  51. Como um bom em mineiro, sou um ótimo AMAZONENSE. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  52. Texto digno de aplausos.
    Eu, como amazonense cheio de orgulho que sou, agradeço imensamente seu carinho por essa terra abençoada por Tupã.

    "Quem viu você
    não pode mais esquecer
    Quem vê você,
    logo começa a querer.
    Manaus, Manaus, Manaus,
    minha cidade querida.
    Manaus, Manaus, Manaus,
    és a cidade sorriso,
    esperança da nossa Amazônia..."

    ResponderExcluir
  53. Depois deste texto emocionante já nem sei quem é mais Manauara, se sou ou se é o Jimi! ... Obrigado, rapaz por despertar sentimentos adormecidos e nos alertar que devemos amar cada vez mais essa nossa terra! Manaus, amor que não se pede, amor que não se mede, que não se repete, amor ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...
      Nasci em Sampa...fui criado desde um ano no Sul e amo Manaus...

      Excluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. eu fui de coração aberto e me apaixonei por esta cidade tão especial,por esse povo que tem o coração mais aberto ainda para acolher, a gente come tanto,os lanches são de tirar o chapéu(que nos diga a casa da tia Maria).E o sorvete de tapioca(o meu predileto) e as tapiocas recheadas ou só c/ manteiga,nossa vou para pq já estou com vontade de comer tudo.Quanto a comida,Senhor Jesus não existe melhor.E ele morou 11 anos só imagina o meu irmão que mora à 20 e não pretende voltar pro Rio.tb arrumou uma linda manauara e nos deu um lindo sobrinho e de quebra lindos familiares.Eita família bonita gente.Pronto aumentou a minha saudade dessa terra que já é minha de coração. bjs pra minha família Holanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber disso...
      Parabéns pela familia e pela história...

      Abs

      Excluir
  56. eu fui de coração aberto e me apaixonei por esta cidade tão especial,por esse povo que tem o coração mais aberto ainda para acolher, a gente come tanto,os lanches são de tirar o chapéu(que nos diga a casa da tia Maria).E o sorvete de tapioca(o meu predileto) e as tapiocas recheadas ou só c/ manteiga,nossa vou para pq já estou com vontade de comer tudo.Quanto a comida,Senhor Jesus não existe melhor.E ele morou 11 anos só imagina o meu irmão que mora à 20 e não pretende voltar pro Rio.tb arrumou uma linda manauara e nos deu um lindo sobrinho e de quebra lindos familiares.Eita família bonita gente.Pronto aumentou a minha saudade dessa terra que já é minha de coração. bjs pra minha família Holanda.

    ResponderExcluir
  57. Nossa emocionei, Parabens jimi, lindo texto. Como sempre arrasando em tudo que faz. Volte logo pra continuar comendo jaraqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vladilce...
      Volto sim...já estou com saudades....
      Pode deixar que volto mesmo...
      Bjin

      Excluir
  58. Manaus simplesmente é demais, confesso que estranhei o tema 'não conheça manaus' eu decidi ler e me impressionei no decorrer fo texto rs..Parabéns e seja sempre bem vindo a nossa querida cidade ;)

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo excelente texto. As vezes nem nós mesmos, diante de tantos preconceitos somos capazes de enxergar nossa terra como você enxergou, mas diante de uma narração dessa, você conseguiu despertar algo em meu coração que há muito tempo estava adormecido: o amor por essa terra. E como muitos também cheguei ao final em meio a arrepios e lágrimas. Volte sempre, pessoas como você sempre serão bem vindas. Abraços.

    ResponderExcluir
  60. Amo Manaus, minha TERRA, minha gente.. É meu lugar!!! No meio de tantas crítica, é muito bom saber de pessoas que nos amam e nos respeitam. A verdade amigo, é que muito dá impressão que o resto do Brasil e do mundo têm de Manaus, é culpa nossa... Ao se falar de Manaus, só mostram floresta, onça e índio... Mas esquecem que aqui têm cultura, povo, civilização, tecnologia, gente do bem e problemas como toda cidade do mundo. E muita gente que fala mal de Manaus ganha seu dinheiro aqui, próspera aqui. Então, pra quem fala mal só cabe meu desprezo... E aos que amam Manaus como eu meu agradecimento e respeito. Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Jim você foi PERFEITO. Sou amazonense e moro em Floripa. Amo minha cidade, minha terra. Sou manauara e somos exatamente como você descreveu. Pena q os Brasileiros (agora bem menos) prefiram conhecer outras terras antes de conhecer o Brasil. Manaus é tudo de bom. OBRIGADA e amei você.

    ResponderExcluir
  62. ...Simplesmente obrigada pela declaração que me deixou com a voz embargada e o peito cheio de orgulho. Keila

    ResponderExcluir
  63. Eu morei em manaus por 6 anos. Bem menos do que o caro blogueiro. Nao quero desrespeitar o povo amazonense. Conheci muita gente boa por la. Mas (essa e a minha opiniao), na maioria, o povo amazonense nao e nada educado. Nao vi no comercio de manaus, vendedores educados, na maioria, nao! No setor publico, nem se fala. Mas ai ja e algo generalizado em todo Brasil. No transito, ah meu amigo, ai o bicho pega. Eu nasci e vivo num estado da regiao Norte tambem, e tenho a infelicidade de dizer, no meu estado as pessoas tambem nao sao la essas coisas. Isso e um mal da regiao Norte, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manaus é tão ruim que vc ainda viveu 6 anos por aqui???nossa imagina se fosse boa em?

      Excluir
    2. E melhor voce ler meu post com mais atencao amiguinho. Em nenhum momento eu disse que manaus era ruim. Falei sobre a educacao das pessoas que la vivem, assim como na minha propria terra natal, que nao e Manaus.

      Excluir
    3. Acontece Alberto...percepções e experiências podem, e no geral são, diferentes...
      Confesso que estive em Boa vista, Belém, Rio branco...e em todos esses lugares fui MUITO bem recepcionado...há questões culturais que talvez difiram de um padrão estabelecido...mas não consegui quantificar como ruim...
      Obrigado por compartilhar sua opinião...
      Abs

      Excluir
  64. Muito obrigada pelo texto de linguagem acessível e de teor tão emocionante. É muito bom ler essa grata retribuição de alguém que foi acolhido por nossa cidade, tão rica em cultura e belezas naturais. Parabéns e, mais uma vez, muito obrigada pela linda homenagem prestada. Abs =)

    ResponderExcluir
  65. Perfeito!!! Lindo!!! Obrigada pelo carinho por nossa cidade.

    ResponderExcluir
  66. Nossa, que bonito de ler!
    Sou amazonense da terra e do coração e morando a 1 ano em Sp morro de saudades das coisas "ruins"... do tucumã, cupuaçu... ha os peixes... os melhores que existem...

    ResponderExcluir
  67. Terminei de ler teu texto emocionada! Sempre fiquei indignada e com o coração partido em ver nossa cultura ser desvalorizada, algumas vezes até mesmo por amazonenses. Obrigada por ter tido a mente e o coração abertos pra ver o que temos de bonito!

    ResponderExcluir
  68. Eu, como amazonense, fico feliz que existam pessoas esclarecidas como você e que tenham essa excelente iniciativa de falar sobre a realidade manauara. Tenho um blog e peço permissão para citar seu texto. Parabéns pelas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Iane...
      Sem problemas sobre citar o texto com autoria...fique extremamente à vontade para fazer isso...
      abs

      Excluir
    2. Obrigado Iane...
      Sem problemas sobre citar o texto com autoria...fique extremamente à vontade para fazer isso...
      abs

      Excluir
  69. Obrigada Jimi! suas palavras nos orgulha de ser manauara, volte sempre...
    Encontro das Águas. Quintino Cunha (1873-1943)
    ...
    Se estes dois rios fôssemos, Maria,
    Todas as vezes que nos encontramos,
    Que Amazonas de amor não sairia,
    De mim, de ti, de nós que nos amamos...

    ResponderExcluir
  70. Cabôco! Você conseguiu colocar o coração na ponta da caneta, isto é, do teclado e retratar de forma tão poética a vida da minha tribo, que confesso que fiquei 'passada' de tanta emoção. Olha! Maninho! seja sempre bem vindo em nossa Manaus e não esqueça de tomar um tacacá, comer jaraqui, e quem sabe, nunca mais sair daqui. Um forte cheiro da floresta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Bete...brigadão...

      Recebo o cheiro mesmo..Abs

      Excluir
  71. Eu nao costumo ler textos muito longo como o seu, mas foi impossivel nao continuar e leitura em se tratando da minha tao querida Manaus, morei cinco anos em Brasilia, conheci varias pessoas de varios niveis sociais, mas nao se comparavam com a nossa alegria, voltei e hoje percebo que realmente Manaus tem seus grandes valores e a nossa alegria nao tem preço, nao precisamos de muita riqueza pra sermos felizes, aqui dou gargalhadas com a minha familia que vem de uma origem humilde mas com uma herança riquissima de muita alegria, humildade, simplicidade e principalmente honestidade, fica o meu agradecimento a voce pelos seus comentarios a nossa cidade, que muitos criticam sem pelo menos a terem conhecido, me emocionei muito com suas palavras, estaremos de braços abertos pra receber vc e quem quiser nos conhecer, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Marcos...
      Agradeço a vc pelas palavras e feedback...bom receber isso..
      Grande abraço

      Excluir
  72. AO LER SEU TEXTO UMA EMOÇÃO INVADIU MEU SER EM TER ORGULHO DE SE MANAUARA.OBRIGADO,OBRIGADO POR AMAR NOSSA MANAUS.

    ResponderExcluir
  73. Tenho orgulho da minha cidade, e fiquei muito emocionada ao ler o seu texto.
    Vejo tantas pessoas daqui que não valorizam a própria terra. Acho que posso conhecer o mundo, mas aqui vai ser, pra onde sempre irei voltar.
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  74. Parabens voce me emocionou. Eu amo minha terra de sangue caboclo e alma indígena tenho orgulho de ser amazonense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Orlando...
      Parabéns pela sua cidade...

      Excluir
  75. Impossível não ficar arrepiada e não lacrimejar com esse lindo texto sobre nossa terrinha que tanto amamos. Extremo orgulho ser amazonense e cabocla da terra, e com certeza continuaremos a receber todos com braços e corações escancarados. Como amazonense só posso dizer muito obrigada Jimi e volte sempreeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana...

      Voltarei sim, com certeza...

      Excluir
  76. Assim, seu texto é uma coisa incrivel, lendo ele pude perceber o quanto sou injusto as vezes por desejar morar em outros lugares, mas agora posso pensar, por que não lutar pela melhoria dessa linda cidade como você mesmo cita é uma cidade acolhedora, encantadora e muito eclética, como cidadão agradeço a pessoas como você por falar bem de nossa cidade enquantos muitoa outros a difamam tão friamente por errôneas más impressões. Parabéns pelo seu texto, é perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cassio...
      Concordo contigo, mas vejo mudanças boas...principalmente nos ultimos 5 anos...
      Grande abraço

      Excluir
  77. Respostas
    1. Oh Vanessa...
      Ainda te devo uma trufa da aula...rs...nunca esqueci...

      bjo guria...

      Excluir
  78. Adoro minha Terra querida, minha Manaus!! Não há igual! TOdas as vezes q sai de Manaus, no retorno, meus pulmoes ficam felizes por sentirem "cheiro da minha cabocla" (citando musica do RAIZES CABOCLAS). Fico feliz q vc tenha tido a oportunidade de se permitir conhecer abertamente nossa querida Manaus. e quer saber, tb vou aconselhar> Não venham à Manaus!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raízes caboclas é muito bom...rs

      Obrigado mesmo...e logo volto...

      Excluir
  79. Just someone from out to see the beauty that we have here!!

    ResponderExcluir
  80. Conheço muitos sulistas que abandonaram sua terra em troca da minha.... Conheci muitos tbm que com preconceito impetrado no coração nunca fizeram questão de conhecer... e o pior aqueles que mesmo falando mal, reclamando e maldizendo... não sai daqui por nada nesse mundo. Por que nossa terra acolhe a qualquer um, sem distinçao de raça, cor credo... Obrigada por retribuir sua admiração pela nossa terra. E fazer ainda com que outros tenham essa vontade de nos conhecer de coração aberto e sem preconceitos. Eu sou de Presidente Figueiredo terra das cachoeiras. Quem quiser vir.... será muito bem vindo!!!

    ResponderExcluir
  81. Nossa que lindo...Será sempre bem vindo. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Telezé...
    Tô chorando no balde.
    Vou compartilhar esse texto até o tucupi...

    ResponderExcluir
  84. Morei nessa cidade por dois anos, e dela levei hoje a minha mulher com quem tive dois filhos. É uma região onde a magia, o encanto, a recepção, o entusiasmo e a alegria são pratos cheios do dia a dia. Viva Manaus!

    ResponderExcluir
  85. Fui lendo e pensando"não acredito que as pessoas choraram!". Terminei de ver me acabando em lágrimas...
    Sou moradora do bairro redenção, antigo planeta dos macacos ( já dá pra imaginar que aqui era habitado por mts macacos antes de ser desmatado ), há 29 anos, posso andar pelo meu bairro, os riscos existem, e considero alguns bairros mais violentos, porém as pessoas de bem desses bairros, como da zona leste, são humildes e batalhadoras, frequentam inclusives as universidades, isso ja me deixa feliz. As deficiências daqui são tão iguais ou parecidas com outras cidades brasileiras. Vc tem sol rachante mas em compensação um igarapé pra se refrescar (que devemos cuidar). Com tantas coisas boas, iguais a cultura popular espalhada por todo Brasil, faz-nos dizer que somos apaixonado pela terra. Eu digo sou índia, amo a terra amazobense.E como cidadã envergonho-me se um político nos faz sofrer, por isso procuro conhecer alguns trabalhos de políticos, e nós devemos ser responsáveis por isso tb. ..Salve Amazonas, Salve Brasil!

    ResponderExcluir
  86. Aqui vai algumas dicas, sensacionais, veja bem, o Salmão fica bem abaixo do nosso JARAQUI, imagine o nosso TAMBAQUI, os sandoiches da McDonald, fica bem abaixo do nosso PÃO COM QUEIJO COALHO, imagine nosso CABOKINHO. amigo sem comentários, podemos dizer que hoje a Europa e Estados Unidos Importam do Amazonas, CLANDESTINAMENTE outras espécies de peixes como NOSSO SURUBIM, que é um PEIXE RIQUÍSSIMO EM CÁLCIO, POTÁSSIO,, OMEGA3 DE BAIXO COLESTEROL, AMIGO É INTERESSANTE ALGUMAS PESSOAS MAL INFORMADAS FICAREM AI EM SUAS CIDADES COMENDO OS ENLATADOS E PLASTIFICADO COM EXCESSO DE PRODUTOS QUÍMICOS E TÓXINAS, PRINCIPALMENTE TOMANDO ÁGUAS COM Xenoestrógenos, e vão morrer mais cedo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  87. Muito jóia esse texto. Apenas quem é realmente amazonense, nascido em manaus ou que veio pra cá e experimentou, vivenciou tudo isso que você descreveu tão bem, ratifica seus fantásticos relatos sobre nossa terra, nossa gente e nossa cultura. Parabéns e obrigado por essa homenagem à nossa querida Manaus e sua gente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  88. Parabéns Jimi Aislan, amei o texto, e fico muito feliz por você ter sido bem recebido na nossa querida Manaus, tenho orgulho de ser Amazonense!!! E feliz por todas palavras escrita por você.. Volte sempre, manaus estará de de braços abertos para você e a todos que quiserem visitar.

    ResponderExcluir
  89. Lindo texto. Não sou amazonense mas Amo esta terra e morro de saudades de tudo isso e mais um pouco...

    ResponderExcluir
  90. Terminei de ler o texto lagrimando e arrepiada.
    Realmente somos um povo "sofrido" pela região que vivemos, há quem diga que vivemos fora do Brasil, mas quem fala isso é porque não conhece ou não teve oportunidade de conhecer esta terra maravilhosa, como diz a música: "Isso aqui oh oh, é um pouquinho do Brasil ia ia. Esse Brasil que canta e é feliz, feliz".....
    Isso mesmo, FELIZ!!! Somos felizes por viver em uma terra de pouca violência, de gastronomia diversificada e saborosa. Feliz por sermos uma parte do pulmão do mundo, por termos verdes, lindas florestas, e cidades lindíssimas recheadas
    com suas culturas e diversidades. Cidades estas, onde podemos relaxar em belíssimas cachoeiras, revigorar a alma e o espírito. Há quem diga inclusive, melhorar de uma boa ressaca. Cidades com lindos animais como o boto cor-de-rosa, acordar ouvindo os belissimos cantos de pássaros, vermos a rosa linda da vitória régia.
    É meus amigos, se seguirem o conselho de não conhecerem Manaus de coração fechado como diz o escritor perderão a oportunidade de conhecer essa cidade maravilhosa. Mas, se ao contrário, vierem de coração aberto, apaixonarão-se por esta terra encantadora e voltarão mais vezes, ou como outros, daqui não sairão mais.
    Sou suspeita em falar tudo isso, por ser APAIXONADA pela minha cidade.

    ResponderExcluir
  91. Nossa, a saudade é tanta...amei o texto, sou de Manaus e moro na Alemnanha nao h´muito tempo, mas o meu coracao mlá vive...é no meu Amazonas que eu me guio, é o meu norte e "Parsagada"...li seu texto chorando...pudeste retratar com miniciosidades o quê o amazonense tanto ama e se orgula...parabéns pra ti "caboco amazonense"...um forte abraco!!!

    ResponderExcluir
  92. Cara parabéns!! Como amazonense q sou e Parintinense, fico muito feliz em ver q quebrou um paradigma pra muitos q vivem no Sul e não tiveram essa oportunidade de conhecer nosso Amazonas. Estou passando um período no exterior e meus melhores amigos são do sudeste e Sul aqui onde moro. Todos com muita vontade de conhece Manaus. E o seu texto me fez sentir mais saudade do meu estado, da minha parintins e da nossa querida Manaus...virei seu seguidor... Posso compartilhar seu texto?? Já compartilhando!!! Abraços

    ResponderExcluir
  93. Jimi, que lindo! Me dói muito é que ainda há gente daqui mesmo que não valoriza, que conhece o mundo e não conhece bem a própria terra. Eu vim de fora também e -ainda que não tenha me adaptado a todas as comidas- não me lembro de ter conhecido pessoas mais receptivas e de bem com a vida. Obrigada por lembrar-nos disso! Boa sorte nessa nova jornada, espero que continue se apaixonando sempre por cada pedacinho do nosso país (:

    ResponderExcluir